O que é Landing Page e Como Otimizar?

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Dentre os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages está entre os mais importantes. Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar.

A homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.

Porém, a Home pode ser também a landing page, como no caso do MailChimp.

Veja como a página tem uma mensagem clara, com um botão de conversão e layout sem distrações. Para quem conhece o MailChimp sabe que também a ferramenta é um ótimo exemplo de usabilidade.

É importante fazer a otimização de landing pages, pois você quer que seus visitantes gerem o máximo de retorno para você. Se um site com cerca de 1000 visitas consegue 50 pedidos de compra, ele tem 5% de taxa de conversão. Se conseguir aumentar em apenas mais 1%, irá chegar a 60 pedidos de compra. Isso representará um acréscimo de 20% na receita da empresa, apenas aumentando a conversão em um ponto percentual.

Não existe uma otimização ideal, uma regra universal que funcione para todas as páginas e sites. Isso varia para cada um e é necessário então fazer constantes testes A/B para sempre correr atrás da melhoria.

Mas não se preocupe em ter que rodar testes: existem algumas boas práticas que vão te ajudar a entrar nesse mundo.

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Deixe a Proposta Clara

Este é o fator mais importante para o sucesso de uma landing page, pois é ela que atrai o interesse do usuário.

Qual é a primeira impressão que a sua página deixa em um novo visitante? Está no site que esperava? E principalmente, ele entendeu sobre o que é esta página?

Toda página deve explicitar rapidamente qual é a sua proposta, deixar claro quase instantaneamente sobre o que é que está sendo abordado. Na home do MailChimp fica bem claro que eles tem algo a ver com envio de mailing, focando em newsletters. Somando com o simpático macaco carteiro, fica uma boa mensagem de um serviço ativo.

Uma boa forma de descobrir a sua eficácia é através da Regra dos 5 Segundos! A ideia desse teste é ver se alguém que não conhece seu site, entrar na sua landing page durante 5 segundos e ver se ela consegue entender do que se trata a página e o que ela poderia fazer como ação nela. Se quiser, pode chamar um amigo ou irmão, que mesmo não dando validade estatística pode dar umas boas ideias! Você pode utilizar a ClueApp para ajudar e utilizar seus amigos para o teste.

Use um Call to Action

É aqui que você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum arquivo ou enviar um pedido de orçamento. Também chamado de CTA,  é o segundo ponto mais importante na criação de uma landing page. É ele que vai te ajudar na conversão, ao levar um visitante mais adentro do funil de conversão.

Um excelente recurso é utilizar o CTA dentro de um botão, pois deixa claro para o usuário o caminho que deve seguir. O padrão já é quase um padrão da internet, então os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. Prefira informar o usuário sobre o que vai acontecer se clicar no botão, como “Baixar Software”  do que um simples “Clique Aqui”.

A dinâmica é a mesma da escolha de uma keyword, que precisa ser exatamente o que se deseja aumentar em uma otimização.

 

B 2 B Social Media® – Vinhedo | Valinhos | Campinas & Região Metropolitana 

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