Como obter uma excelente imagem da sua câmera de Celular!!

selfie-2

Por Denys Beneplacito | CEO & Social Media Management (SSM) | e escritor na B 2 B Social Media

 

O modo mais fácil de obter uma excelente imagem da sua câmera é usar a luz natural. Esse tipo de iluminação quase sempre oferece imagens nítidas e cores vibrantes, e lógico, não custa nenhum centavo!

No entanto, existem alguns ângulos que produzem imagens melhores do que outros, além da necessidade de controlarmos o excesso de contraste que o Sol pode trazer.

Confira nesse vídeo então como utilizar a luz natural a seu favor e ter como resultado um vídeo super legal para sua empresa ou canal.

sol

Nunca Brigue com o Sol

Quando o Sol é sua única fonte de luz, e ele produz sombras bem definidas e com muito contraste, chamadas tecnicamente de sombras duras. .

Sob esse tipo de iluminação direta do Sol, as pessoas ficam com sombras marcadas e escuras, o que não é interessante para o seu vídeo. O que você vai buscar é uma luz mais difusa (ou suave), que é aquela luz onde as sombras vão desaparecendo no seu rosto de maneira gradual e não ficam tão marcadas.

tipos de sombras

O que precisamos fazer é trazer o Sol para o seu time! Saiba comandá-lo e ótimos resultados virão desta parceria.

arvore

O Lugar Certo Faz Toda a Diferença

Já comentamos que a luz direta do Sol, apesar de criar imagens nítidas e vibrantes, infelizmente cria sombras marcadas e desagradáveis. Como remediar esse problema?

Basta escolher o lugar correto! Para difundir as sombras, você tem algumas opções:

  • Grave embaixo da sombra de um prédio ou árvore bem fechada: assim você bloqueia ou difunde boa parte da luz do Sol e consegue ter sombras mais suaves no seu rosto.
  • Grave num dia encoberto ou nublado: as nuvens funcionam como um enorme difusor natural

Em ambos os casos, conseguirá aproveitar a abundância da luz natural mas ao mesmo tempo mantendo as sombras suaves, garantindo um visual bacana para os seus vídeos.

futuro

Onde Deve Ficar o Sol?

O posicionamento do Sol em relação à pessoa que será gravada é uma das partes mais importantes quando gravamos com luz natural.

Se o Sol estiver completamente frontal à pessoa, ela provavelmente irá fechar um pouco os olhos durante o vídeo, o que não é legal.

Por outro lado, se o Sol estiver complemente às costas dela, o fundo poderá ficar excessivamente claro enquanto o rosto da pessoa fica praticamente no escuro.

Comece posicionando a câmera de modo que o Sol atinja o rosto da pessoa lateralmente, levemente frontal. Peça para a pessoa girar alguns graus para ambos os lados e acompanhe as mudanças das sombras: na maioria das vezes, irá encontrar um ângulo onde a luz fica mais interessantes e valoriza o rosto dela.

rebatedor_posicao

Difundir e Rebater: Os Segredos do Sucesso

Como os filmes conseguem aquela luz suave e incrível mesmo sob luz forte do meio dia?

No caso, existem vários aparatos em volta dos atores para suavizar e rebater a luz. Essas estruturas, com tecidos e materiais semi transparentes com vários metros de altura, ajustam a luz natural para ficar exatamente como o diretor de fotografia imagina.

Felizmente podemos improvisar e conseguir resultados semelhantes seguindo algumas regras. Os dois pontos essenciais são:

  • Difundir: para difundir a luz solar você pode usar um pano branco que não seja muito grosso. Um lençol muitas vezes funciona super bem. Esse lençol fica um pouco acima de você e fora do enquadramento, esticado em uma moldura que pode ser quadrada. Ao fazer isso você vai perceber imediatamente como a luz fica mais suave. Quanto mais grosso o lençol ou pano, menos luz chega e vice-versa. Mas não para por aí: se você quiser gravar dentro de casa uma cortina na janela já ajuda bastante. Além de deixar parte da luz de fora passar, ela também trabalha como um difusor para você. Até mesmo as nuvens de um dia nublado trabalham como difusores se você precisar.
  • Rebater: nunca se esqueça que todas as superfícies rebatem luz. Por isso, uma técnica fácil e que dá resultados incríveis é usar um tecido (ou isopor) branco e posicioná-lo de modo a refletir parte da luz de volta na pessoa sendo gravada. Peça a ajuda de alguém para segurar e ajustar o ângulo correto do rebatedor enquanto você confere o resultado na câmera. Se preferir, lojas de fotografia vendem rebatedores profissionais, que permitem você trocar entre diversos tipos de tecido (como branco, prateado, dourado, etc) dando ainda mais controle para sua iluminação.

Rebatedores profissionais (podem ser encontrados facilmente em lojas de fotografia)

Rebatedores profissionais (podem ser encontrados facilmente em lojas de fotografia)

Mais Simples do Que Parece

Viu só? Com algumas poucas dicas você já consegue gravar usando luz natural e ter um resultado muito legal. O grande segredo é não ter medo de pegar sua câmera e se mexer até encontrar o melhor lugar onde a luz natural estará trabalhando a seu favor.

 

B 2 B Social Media® – Vinhedo | Valinhos | Campinas | (19) 99894.9388 Whatsapp ou (19) 3876.5218 | www.b2bsm.com.br | denys@b2bsm.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s