O WhatsApp está matando o e-commerce!

90771.198085-e-commerce

Tem uma mudança que está acontecendo com o valor dos e-commerces e que ainda não está plenamente debatida

Os grandes e-commerces do Brasil acreditavam numa verdade que não existe mais. A verdade é que valia a pena investir muito para ter uma base grande de clientes ou “Leads” e devido ao tamanho desta base a empresa passaria a ter um valor de mercado gigante, fazendo investidores e outros e-commerces maiores terem muito interessante em comprar a empresa devido a esta base de clientes.

O problema é que com o crescimento do WhatsApp, o valor do e-mail pessoal está cada vez menor. As pessoas estão usando muito pouco seus próprios e-mails. Em muitos casos, as pessoas agora usam o e-mail meramente para o cadastro, raramente entrando novamente. E o pior: quando entram percebem que sua caixa de entrada está cheia de informativos comerciais e poucos e-mails de amigos, pois estas mensagens foram transferidas para o WhatsApp.

Os grandes e-commerces ainda investem muito no crescimento da base, o que faz com que a maioria tem muita dificuldade de mostrar realmente um lucro. O custo de marketing em muitos casos é maior até que o faturamento e para piorar o valor deste cliente está ficando cada vez menor, pois está cada vez mais complicado monetizar este cliente pelo modo mais barato que seria o e-mail. Fora isso, o cliente estão se tornando cada vez menos fiéis a marca.

O objetivo deste texto não é dizer que e-commerce não pode dar lucro, mas sim ressaltar que se os e-commerces não perceberem que as estratégias para qual se planejaram e os investidores colocaram dinheiro (e muito dinheiro) não funcionam na nova realidade, vamos ter uma nova bolha. Para mim ela está bem mais perto que todos imaginam.

B 2 B Social Media® – Vinhedo | Valinhos | Campinas | (19) 99894.9388 Whatsapp ou (19) 3876.5218 | www.b2bsm.com.br | denys@b2bsm.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s