Novo consumidor, nova maneira de vender e medir resultados! A mudança para os dispositivos móveis já aconteceu. E agora?

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Hoje, no momento da compra, 40% das pessoas acessam seu smartphone para obter informações dos produtos na loja, segundo a nossa pesquisa Connected Shoppers. Além do uso para consultar dados da compra, a efetivação de compra nos gadgets aumentou 16% no último ano. Vale lembrar que cada vez mais as pessoas iniciam a busca por um produto em um dispositivo e finalizam em outro. Essa ação que acontece com 75% das compras online é denominada como cross device.
“Como o consumidor mudou nos últimos anos, e continua mudando, isso significa que a mensuração também precisa mudar”, diz Brad Smallwood, VP de Marketing Science do Facebook. “Quando acontece uma mudança, você tem duas opções: abraça-la ou ignorá-la. No Facebook temos sempre tentado acompanhar as mudanças do consumidor”, afirma ele.
“Com o comportamento cross device, as pessoas começam as compras em um dispositivo e terminam em outro. E quem leva o crédito por isso? O last click. Esse modelo já não funciona mais, é preciso olhar o caminho todo”, diz Carvalho, da Kenshoo.
Por muito tempo os meios digitais viveram sob a herança de apenas entregar performance, mas tudo começa no topo do funil — reconhecimento, consideração, conversão e fidelidade. Sua marca precisa ser lembrada e conhecida pelos consumidores. Nesse novo cenário, vale a pena olhar o Facebook e Instagram como plataformas complementares à TV ao realizar um plano de mídia. “Nosso lema é segmentação com escala”, diz Malu López, diretora de negócios do Facebook. Alguns exemplos provam que grandes eventos televisivos também são temas de conversas no Facebook. O Carnaval foi tema das conversas de 3 em cada 5 pessoas. A Copa do Mundo foi mencionada por 350 milhões de pessoas no mundo todo.
Pessoas impactadas por campanhas no Facebook e na TV têm mais afinidade com a marca do que aqueles que receberam a mensagem de apenas um meio. A campanha “Bebendo uma Coca-Cola com” identificou os assuntos das conversas de seu público-alvo para deixar sua campanha mais dinâmica e eficaz com 75% de entrega em dispositivos móveis. Com isso, conseguiu 553 TRPs adicionais entre jovens de 13 a 17 anos, 82% de alcance entre jovens de 13 a 21 anos em três meses de campanha e 63% do total de visualizações de vídeo em dispositivos móveis.
Se você ainda não parou para analisar o novo comportamento do consumidor e como medir suas campanhas da melhor maneira, ainda há tempo. E nós estamos aqui para fazer com que seus resultados de negócios sejam sempre melhores.
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