Como fazer um INSTAGRAM ADS!

 

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Recentemente o Facebook liberou o acesso aos anúncios do Instagram para o mundo todo. No início esta opção estava disponível apenas para grandes marcas, com grandes verbas e agora está acessível para qualquer empresa, inclusive as pequenas e médias. Os novos formatos para Instagram estão disponíveis na ferramenta Facebook Power Editor.

Abaixo vou mostrar o passo-a-passo para montar a sua campanha e criar seu anúncio no Instagram.

 

o  1) Configure seu Facebook Business Manager

Apesar desta ser a primeira etapa, ela não é obrigatória. Atualmente, também é possível criar anúncios para o Instagram sem ter configurado o Business Manager (com algumas diferenças, leia as Dúvidas Comuns ao final desta página). Particularmente, eu recomendo a configuração do Business Manager por uma série de fatores, como facilidade no gerenciamento por exemplo.

O Business Manager oferece uma série de facilidades para gerenciar recursos de publicidade. Você pode gerenciar:  acesso de funcionários e agências, páginas, contas de anunciante e muito mais. Tudo isso em um único lugar.

Caso você já tenha configurado sua conta no BM (Business Manager) pule para a etapa 2.

Para configurar o BM, acesse o site do Facebook Business Manager.

Configurando o Facebook Business Manager

Em seguida cadastre-se utilizando o botão “Introdução” ao final da página.

 

Faça o login em sua conta do Facebook e siga o passo-a-passo (instruções na tela).

 

Para concluir a configuração você vai precisar de:

  • uma Página do Facebook (principal): você deve ser o administrador dessa página
  • informações comerciais: nº das contas de anúncios e nomes das páginas que deseja adicionar ao BM
  • e-mails: endereços de e-mail dos funcionários que deseja dar acesso ao BM

o  2) Associe sua conta do Instagram

No BM acesse (do lado esquerdo) o menu Configurações > Contas do Instagram e clique em “Reivindicar nova conta do Instagram”.

 

Uma nova tela irá surgir. Inclua as credenciais do seu usuário do Instagram (usuário/senha).

Na próxima etapa basta informar quais Contas de Anúncio poderão utilizar essa conta de Instagram para anunciar.

o  3) Crie sua campanha no Power Editor

Agora o que precisamos é acessar o Power Editor e criar nossa campanha.

Acesse o dashboard do BM clicando no nome da sua conta (canto superior esquerdo, ao lado do logo do FB) e em seguida clique sobre a conta de anúncio que deseja gerenciar.

Em sua Conta de Anúncio, no menu superior, acesso o Power Editor.

IMPORTANTE: você deve utilizar o navegador Google Chrome para poder utilizar o Power Editor.

Crie uma nova campanha (lado esquerdo – botão “+ Criar campanha”) e uma nova tela de opções vai surgir.

Dê um nome para sua campanha e escolha o tipo. Atualmente 3 tipos de campanhas são compatíveis com o Instagram:

  • Cliques no site
  • Instalações do aplicativo móvel
  • Visualizações do vídeo

o  4) Escolha o Instagram no Posicionamento

Uma vez criados Campanha/Grupo de anúncios/Anúncio você deve acessar e editar seu grupo de anúncio como faria ao criar um anúncio para o Facebook Ads.

Após escolher o tipo de campanha, defina as configurações do seu Grupo de anúncios: orçamento, programação, público e então chegará em posicionamento.

OBS: a segmentação é realizada da mesma maneira que no FB Ads, portanto você pode continuar utilizando os mesmos recursos do Facebook, incluindo: públicos salvos, personalizados e lookalike também.

Desta vez você vai notar que em Posicionamento, existe uma nova opção: Instagram!

Marque esta opção para que seu anúncio apareça no Instagram. Lembre-se que os anúncios do Instagram vão aparecer apenas em dispositivos móveis, ou seja, eles não vão aparecer na versão desktop.

o  5) Crie o anúncio

Após configurar seu Grupo de Anúncios, você deve configurar seu anúncio. Neste momento, você deve escolher a Página do Facebook que será associada ao anúncio e em seguida verá uma nova opção Conta do Instagram.

Nesta caixa de seleção aparecerão como opções todas as contas de Instagram que você associou a essa Conta de Anúncios. Selecione a conta desejada.

OBS: também é possível criar anúncios para o Instagram sem possuir uma conta no Instagram, Veja as Dúvidas Comuns mais abaixo.

 

Escolha o tipo de anúncio que você deseja utilizar e adicione as informações do seu anúncio: URL de destino, texto, foto ou vídeo e call-to-action.

Nota: até o momento em que publiquei esse tutorial o formato carrossel não estava disponível na minha conta.

Formatação do anúncio: campos e limites de caracteres

  • URL do site: url para qual o usuário será direcionado ao clicar em seu anúncio
  • Texto: texto anúncio, não pode ultrapassar 300 caracteres
  • Imagem: pode ser quadrada ou retangular, não deve conter mais de 20% de texto.
  • Chamada para ação: (opcional) botão incentivo para o usuário

As especificações de cada anúncio variam de acordo com o objetivo que escolheu para sua campanha. Veja abaixo as especificações para cada tipo de objetivo:

 

No caso do objetivo Cliques no site seu anúncio terá uma anatomia similar a essa:

Por fim, determine as opções de rastreamento.

Tags de URL: é importante que você utilize algum método de rastreamento de origem em suas campanhas. Uma das formas mais comuns é utilizar as tags  do Criador de URLs do Google Analytics para “taguear” seus links e assim monitorar o comportamento das visitas originárias da sua campanha dentro do seu site.

Monitoramento de conversão: escolha a forma como deseja acompanhar as conversões dentro da plataforma do facebook. Utilize o pixel do Facebook ou um pixel de conversão específico.

Após concluir sua campanha, basta enviar sua nova campanha clicando no botão verde “Carregar alterações” (canto superior) e aguardar sua aprovação e veiculação.

Aprovação: pode levar algumas horas até o Instagram/Facebook aprovar seu anúncio. Antes de enviar para aprovação é importante que você confira se sua campanha está de acordo com todas as especificações listadas acima (de acordo com seu objetivo).

Reprovação: caso seu anúncio tenha sido reprovado tente entender as razões pelas quais ele não foi aprovado. Confira novamente se ele está de acordo com todas as especificações e políticas de publicidade. O Instagram recomenda que você siga as Políticas de Publicidade do próprio Facebook.

 

o  6) Monitore e otimize

Assim que seu anúncio for publicado você pode acompanhar seu desempenho utilizando o próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Caso o desempenho esteja abaixo do esperado você pode revisar os seguintes itens:

  • Segmentação da sua campanha
  • A imagem/vídeo do seu anúncio

Gerenciando comentários

Gerenciar os comentários dos usuários em sua publicação é muito importante. Para ter acesso ao anúncio e poder gerenciar (visualizar/remover/responder) você deve acessar o seu anúncio pelo Gerenciador de Anúncios e clicar no ícone do “olho”.

Em seguida clique no link abaixo do seu anúncio:

Você será direcionado para o site do Instagram. Faça o login na conta para a qual está anunciando e pronto. Você já é capaz de gerenciar os comentários.

o  Formatos de Anúncio

Abaixo você encontra exemplos dos formatos de anúncios existentes no Instagram.

o  Dúvidas comuns

Preciso ter uma conta do Instagram para veicular anúncios no Instagram?
Não. Embora seja altamente recomendado que você tenha uma conta no Instagram, também é possível anunciar sem possuir uma conta. Ao criar seu anúncio sem possuir uma conta você deve saber que:

  • Ao exibir seu anúncio no Instagram, o nome e a imagem de usuário utilizarão as informações da sua página no Facebook.
  • IMPORTANTE: você não poderá responder aos comentários em seu anúncio.
  • O nome de usuário não será clicável (ficará cinza, ao invés de azul) e caso o nome da sua Página do Facebook exceda o limite de caracteres ele será “cortado” e no final será incluído “…”.

 

Posso impulsionar uma publicação já existente do Instagram?
Não. Até o momento em que escrevo esse tutorial esse recurso ainda não existe.

 

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