Dez passos para ser uma blogueira de sucesso

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Amadas ou odiadas, as blogueiras povoam as redes sociais e a internet com dicas e pitacos sobre o mundo da moda. Mas algumas poucas conseguem se destacar e conseguir uma legião de seguidores. A B 2 B Social Media  listou algumas dicas dadas pelas próprias blogueiras que podem indicar o motivo do sucesso dessas garotas.

01 – Posts regulares

Não adianta ter textos longos e detalhados, ou a melhor apuração da marca do momento, se a atualização da página não for intensa. Alguns sites (foto) até reúnem as novidades de cada blog.
Formada em jornalismo, Larissa Duarte levava seu blog como hobby. Quando decidiu dedicar mais tempo ao site, definiu que postaria de segunda a sexta, pelo menos um texto por dia. No início a blogueira tinha até hora para incluí-los: às 9h. Segundo ela, este foi ‘pulo do gato’ para sua página alcançar um crescimento nos acessos. Atualmente Lari registra mais de 450 mil pageviews.
A mineira Tássia Naves, considerada uma das maiores blogueiras do mundo, com seis milhões de acessos por mês no blog, afirmou em entrevista que pontualidade é fundamental.

02 – Linguagem fácil

Quem procura os blogs, quer textos fáceis e comentários bem pessoais. Adjetivos são aceitos. Quanto mais personalizado, melhor.
A blogueira Dandynha Barbosa faz questão de escrever todos os textos, para garantir que tudo tenha ‘o seu jeito’, assim como Larissa Duarte.

03 – Ter Instagram

Após a popularização do Instagram, as blogueiras que quisessem manter o número de acessos lá no alto tiveram que apostar na rede social de fotos. Elas dizem, em coro, que após o Instagram, o número de acessos às páginas triplicou, principalmente no último ano.
Joana Cannabrava, do F-Utilidades, lembra que no Instagram é ótimo para sinalizar parcerias, através de hashtags. Outro truque é postar o ‘look do dia’ na rede social e convidar as leitoras a conferir mais detalhes no blog.
“Ali eu espero ser uma inspiração, não só de roupa, mas do estilo de vida. Não dá para ser forçada no Instagram”, diz Luiza Sobral (foto), do The Business of Style.

 

04 – Selfies produzidas

O maior clichê entre as blogueiras de moda são os ‘looks do dia’. Se o nome não soa familiar, são as ‘selfies’ das roupas que essas moças escolhem para sair de casa, ir numa festa, para um show badalado, uma reunião de negócios…
Para Joana Cannabrava, do F-Utilidades, as blogueiras cariocas chamam atenção de garotas de todo o país porque conseguem criar looks despojados e acessíveis. “O look não precisa ser esnobe, não precisa ser segregado, as cariocas misturam bem o caro e o barato”.
No ‘look do dia’ não pode faltar produção: acessórios, como bolsas, sapatos e maquiagem são fundamentais.

05 – Street Style

Grandes blogueiras da atualidade começaram a crescer em acessos quando investiram em registros fotográficos do estilo das ruas.

Carla Lemos, do Modices, postava ‘street styles’ no início do Modices, blog que tem, em média, 200 mil pageviews por mês atualmente. O blog da Carla já fez parcerias para exibir a moda das ruas em Nova York, semanas de moda e festivais, como o Coachella, na Califórnia.

06 – Vida pessoal

As pessoas adoram saber onde aquela garota antenada nas últimas tendências da moda vai, onde ela come e para ondem viajam. Ser blogueira significa falar um pouco da sua vida off-blog.
Formada em marketing, Luiza Sobral conta que o site The Business Of Style tinha uma proposta mais objetiva no início, mas só começou a ter mais acessos quando ela começou a relatar para onde dia, o que fazia, as festas que frequentava…
Lari Duarte posta “O diário do fim de semana”, para atualizar as leitoras sobre viagens e lugares que frequentou.

07 – Participar de um grupo de blogs

Dado os primeiros passos, e conquistados os primeiros contratos de publicidade, é hora de aprender a monetizar a home. Alguns empresários de moda e comunicação criaram plataformas ou coletivos de blogs para facilitar os negócios.
A maior plataforma do mundo é a paulista F*Hits. Com 27 blogueiros, a F*Hits soma 15 milhões de pageviews, quatro milhões de seguidores no Instagram e um canal de vídeos no YouTube com mais de 200 mil visualizações.

08 – Dedicação (quase) integral

Fundadora da F*Hits, a empresária Alice Ferraz frisa que o ideal é que as blogueiras da sua plataforma tenham o blog como principal fonte de renda. Muitas blogueiras abandonaram outras fontes de renda para se dedicar ao blog com mais afinco.
Afinal de contas, além dos posts, é preciso ter tempo para ir para participar de eventos como lançamento de marcas e camarotes (na foto, a blogueira Tati Canto).
Mas Roberta Graham, do blog Around and About, diz que rotina é algo inexistente: “Às vezes eu descubro num dia, às 22h, que no dia seguinte tenho 40 coisas para fazer. Às vezes você tem uma semana programada, e surge um evento em que é preciso encaixar. E algumas semanas nada acontece!”

09 – Estilo próprio

Todas os grandes nomes da internet tem algo em comum: autenticidade.
“Desde a faculdade as minhas amigas pediam para customizar suas roupas, seus looks” lembra Carla Lemos, que posteriormente tornou-se consultora de moda de atrizes como Paola Oliveira e Carol Castro.

10 – Ser criticado

Tão forte como o crescimento das blogueiras, são as críticas feitas as mesmas. Blogs como “Shame on you blogueira” criticam cada post, e outros como “Todo dia um look” fazem uma parodia sobre os ‘looks do dia’.
Lari Duarte resume os principais clichês: “Tem um estereótipo de que blogueiras são mulheres que não fazem nada, só postam o look do dia e só anunciam produtos pagos ou jabás”.
Cada uma delas adota uma estratégia para tais comentários. Luiza Sobral diz não responde-los. Joana Cannabrava só replicar aqueles que dizem, segundo ela, calúnias, como insinuar que um post publicitário não foi sinalizado. Dandynha Barbosa conta que, no início, ficava bem mexida com os comentários, mas, atualmente, se acostumou e releva.

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