Estratégias de Marketing no Facebook para o seu e-commerce

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Ter uma estratégia de marketing no Facebook, é essencial para quem deseja usar este canal como ferramenta de divulgação para o seu e-commerce.

Muito embora o Facebook pareça ser uma ferramenta simples, na verdade exige muita técnica e conhecimento para que os resultados almejados sejam alcançados.

Certamente você já deve ter ouvido alguém falar que se decepcionou ou conhece algum decepcionado com os resultados das campanhas feitas no Facebook, não são poucas essas pessoas. O problema está justamente na falta de estratégia de marketing para o Facebook. Como em qualquer outra ação de marketing digital, o marketing no Facebook exige um planejamento detalhado das etapas de implementação e gerenciamento da campanha.

Todo planejamento é minucioso, isso vai desde a criação da página a configurações de recursos avançados, separei abaixo alguns tópicos importantes para montagem de uma boa estratégia de marketing no Facebook para alavancar o seu e-commerce.

Defina a sua estratégia

Primeiro passo na hora de definir a estratégia de marketing é determinar qual recurso você irá utilizar para divulgar o seu negocio. É necessário também avaliar qual a sua disponibilidade para se dedicar a ferramenta, afinal ela requer um acompanhamento contínuo de toda movimentação.

Existem cinco fatores cruciais para que se defina uma boa campanha de marketing no Facebook:

1° Seu e-commerce tem perfil para estar no Facebook?

2° Objetivos de seu e-commerce na rede social

3º Sua disponibilidade de tempo

4° Quanto de dinheiro você irá investir mensalmente

5º Qualificação da pessoa que irá gerenciar sua Fan Page.

Sua empresa tem perfil para estar no Facebook?

Mesmo sabendo que o Facebook é atualmente a rede social mais utilizada no Brasil e no Mundo, não são todas as empresas que tem perfil para estar no Facebook. Cerca de 45% da população Brasileira acessa o Facebook diariamente, isso corresponde a quase 100 milhões de pessoas acessando a rede social no Brasil diariamente. Mas como saber se o seu e-commerce tem perfil para uma Fan Page no Facebook?

O Facebook é um ambiente de descontração, encontrar amigos, passar tempo, caso a sua empresa tenha um perfil mais corporativo, essa não é a melhor rede social para montar uma campanha de marketing.

Existem redes sociais mais específicas para o público corporativo, uma delas é o Linkedin. É importante que essa análise seja realizada antes de pensar em montar uma campanha no Facebook, pois nem todas as empresas tem mercado nesta rede social.

Objetivo da sua empresa na Rede Social

Sua empresa tem perfil para o Facebook? Que bom, mas qual o objetivo da presença da sua empresa no Facebook?

Para traçar uma boa estratégia de marketing, é necessário determinar exatamente quais objetivos da sua presença nessa rede, existem diversas opções para divulgação do seu e-commerce nesta rede, como branding, geração de leads até mesmo venda de produtos.

Para isso é necessário definir também qual o público que mais consome o seu produto para que se possa aproveitar da forma mais eficiente os recursos da ferramenta.

Cada objetivo desses tem uma estratégia própria e necessitará de recursos e rotinas específicas para que obtenha o resultado desejado, um desses principais itens é a disponibilidade de tempo, falaremos disso no tópico abaixo.

Qual a sua disponibilidade de tempo para se dedicar as estratégias de Marketing no Facebook?

Como falamos acima, um dos itens cruciais para que toda estratégia resulte num resultado positivo, é a sua disponibilidade de tempo para gerenciar as suas campanhas. É necessário um acompanhamento contínuo e rotineiro.

Uma boa estratégia de marketing no Facebook envolve diversas tarefas, como elaboração de texto para as publicações, escolha das imagens, montagem da publicação em si, definição do público de alcance e monitoramento dos resultados.

Por isso é preciso reservar um tempo diariamente para divulgar e acompanhar os resultados das suas publicações, esses gerenciamentos, lhes dará com mais precisão o efeito que a sua campanha esta surgindo no público, dessa forma campanha após campanha você poderá filtrar e direcionar melhor os seus anúncios.

Quanto de dinheiro você tem para investir mensalmente?

Pensar que da para fazer marketing no Facebook sem investimento em mídia paga é uma verdadeira ilusão. O alcance orgânico das publicações hoje está em 3 a 5% da base de fãs da página. Portanto é preciso que você aloque recursos para investir no Facebook Ads, seja no impulsionamento de uma campanha ou em ações de marketing específicas através de anúncios do Facebook.

É bom que o fluxo de publicações das postagens no Facebook seja contínuo, isso alavancará o número de curtidas e cada vez mais o número de visualizações dos seus anúncios. Investir em produção de conteúdo e criação de artes para a postagens é uma excelente opção para quem quer um maior destaque na rede social. Marketing no Facebook exige que todo material seja produzido por profissionais preparados e qualificados, um erro pode ser fatal para a sua Fan Page.

Equipe Qualificada

Cresce cada vez mais o numero de empresas que acham que deixar o Facebook na mão da menina da recepção que não sai do celular é a melhor opção. Já vi lojas onde vendedores atendiam seus clientes e de forma amadora postavam coisas horrorosas nas páginas da empresa, em um ano a pagina perdeu mais da metade dos seus Fans.

Portanto contratar ou treinar uma pessoa para que esteja capacitada a coordenar e gerenciar a sua Fan Page do seu e-commerce ainda é a melhor opção. O profissional saberá analisar os resultados e identificar as novas oportunidades de mercado. O Marketing Digital moderno não admite amadorismo e improvisos.

Mantenha-se atualizado sobre essa e outras estratégias de marketing para alavancar as vendas de seu e-commerce.

 

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