Vamos entender o que é marketing de conteúdo?

Multiethnic Group of People Meeting with SymbolB 2 B Social Media®

Para simplificar, o marketing de conteúdo é:

  • Uma forma de educar seus consumidores;
  • Engajar com seu público-alvo;
  • Aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes;
  • Criar conteúdo relevante.

O marketing de conteúdo pode assumir vários formatos como notícias, vídeos, ebooks, posts de blog, artigos, imagens/infográficos, entre outros (depende da sua criatividade e de como o seu público mais interage).

Muito embora pareça fácil para nós falarmos, é super complicado entender como começar, não é mesmo? Não se preocupe, nós separamos uma lista de pontos que você deve seguir para acertar na criação dos conteúdos.

 

Criação de persona: Qual o perfil do seu público?

Personas são personagens/perfis fictícios super importantes para ajudar sua empresa a entender quem é o seu público-alvo de maneira mais assertiva.

Para definir suas personas, você tem que explorar ao máximo o perfil dos seus clientes atuais. Após isso, você deve criar sua persona que corresponderá a esses perfis que serão seus potenciais clientes.

 

 

  • Além de entender quais são esses perfis de clientes que você quer/precisa atrair para seu site, a definição de persona é super importante para sua empresa entender em qual estágio seu público está, para que assim, esses conteúdos sejam planejados de forma que corresponda com esses momentos. Nem todo mundo está pronto para converter, e precisamos saber qual é esse momento para que nossos esforços não sejam em vão.

 

Conteúdo: Qual formato utilizar?

Você já sabe qual o perfil do seu público, agora você pode produzir o conteúdo no formato mais adequado para ele.

Ex: Você construiu a persona e entendeu que seu público tende a interagir mais com conteúdos visuais, então você pode usar infográficos, vídeos, ou um conteúdo com muitas imagens.

 

Criação de Conteúdo: Palavras-chave é SUPER importante!

Você deve definir a palavra-chave principal do seu texto, isso é importante e faz parte da sua estratégia de conteúdo, que além de engajar o seu público, reforçará as ações estratégicas de otimização do seu site.

Você poderá fazer a pesquisa de palavra-chave pelas ferramentas do Google, como mostraremos no exemplo abaixo.

 

Para que fazer essa pesquisa?

Com as pesquisa, você conseguirá entender como as pessoas buscam sobre certo assunto nos buscadores, sendo muito mais assertivo na hora de criar seus títulos. Saberá quais termos estão sendo mais buscados e conseguirá escrever por assuntos que sejam mais relevantes para esse público.

 

Otimize seu conteúdo!

O SEO é responsável por cooperar com a indexação do seu site, fazendo com que os robôs do Google entendam sobre o que você fala e rankeamento melhor suas páginas. (precisamos falar que além do Google, existem outros buscadores como o Yahoo, Bing, etc).

Por isso, é extremamente importante o conteúdo ser relevante. Além de ser aplicada a palavra-chave mais relevante para seu conteúdo, é necessário fazer otimização completa da página: inserção de titles, descriptions, alt nas imagens, linkagem interna, aplicação de texto âncora, etc.

Otimizando bem seu conteúdo ele terá bom posicionamento no Google, consequentemente novos visitantes.

 

Sempre use o Call To Action

O call to action é uma chamada em formato de link, botão ou frase que incentiva o visitante realizar uma ação especifica no site. Ex: baixar um e-book, direcionar o visitante para uma página de oferta, etc.

É essencial usar o CTA a seu favor! Então, seja criativo e atraia o seu visitante da melhor forma possível.

 

Mantenha comunicação com seu público!

Lembre-se, não deixe de se relacionar com o seu público, mantenha seu blog atualizado e sempre interaja nas redes sociais.

 

Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre  o que é marketing de conteúdo e como dar os primeiros passos para construção de um bom texto, comece o seu planejamento.

Se você quer conversar conosco para entender um pouco mais sobre como elaborar a melhora estratégia, para que seus resultados sejam alcançados da melhor forma possível, focado no seu cliente, fale com um de nossos especialistas.  Nós estamos esperando por você.

 

Conheça mais os nossos serviços: (19) 99894.9388 ou Whatsapp |www.b2bsm.com.br | denys@b2bsm.com.br

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