Qual a frequência ideal para o envio de e-mail marketing?

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Sabe aquele consultor que te liga toda semana para oferecer o cartão de uma loja? Ou aquele corretor de imóveis com quem você especulou, só por curiosidade, o preço de uma casa e agora ele te envia e-mails diários com “condições imperdíveis”?

Você não quer ser o “mala” da vez, como esse pessoal citado aí em cima, certo? Então, é preciso se controlar na hora de programar o envio dos seus e-mails marketing.

Não há uma equação exata para definir como não incomodar ao cliente e ao mesmo tempo evitar que a sua marca seja esquecida. O número de mensagens varia de empresa para empresa, e também com a época do ano.

Porém, elenco alguns aspectos que você deve considerar na hora de enviar suas mensagens de divulgação. Fique atento:

Quantidade não engaja ninguém
No caso de e-mails marketing, menos é mais. Estudos apontam que a frequência e o engajamento são inversamente proporcionais. Ou seja, quanto mais e-mails a loja envia aos consumidores, menos retorno é obtido em cada mensagem.

Portanto, a divulgação requer timing. Por exemplo, um e-mail de uma campanha de Dia das Mães enviado 15 dias antes da data (afinal, ninguém quer correr o risco de atraso na entrega) pode ser mais eficaz que três mensagens sobre a mesma ação enviadas de véspera.
Relevância conta muito para o consumidor

A regra é clara: mensagens sem conteúdo interessante àquele possível comprador não têm efeito algum.

Esse vazio pode, inclusive, afastar o público de sua marca. Uma pesquisa realizada pela empresa especializada no tema, BlueHornet, mostra que a irrelevância das mensagens está entre os principais motivos do cancelamento de inscrições em mailings de empresas.

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Diversifique os assuntos
Dependendo da receptividade dos seus clientes, você até pode enviar mais de um e-mail no mesmo dia ou na mesma semana (de novo, observe qual o comportamento para definir a periodicidade ideal), mas procure diversificar os temas.

Atenção: não basta mudar o assunto da mensagem. É preciso diversificar também o conteúdo.

Se seu ultimo e-mail foi uma oferta, que tal enviar uma dica bacana e útil para o consumidor no próximo?

Descubra os horários em que seus clientes estão online
Em vez de mandar diversos e-mails durante o dia, por que não optar pelo horário que seu cliente está online e mais propenso a abrir suas mensagens?  Para descobrir os períodos de maior tráfego do seu site, você pode usar ferramentas de análise, como Google Analytics e Clicktale.

Use e abuse dos testes A/B
Esse recurso existe justamente para testar estratégias. Envie mensagens em horários distintos para cada amostra e teste a taxa de abertura antes de disparar o e-mail para todo mundo. Muitas ferramentas de e-mail marketing automatizam o processo para você.

Atente para a quantidade de e-mails enviados de uma só vez
Muitas mensagens enviadas de uma só vez, mesmo que para destinatários diferentes, podem ser identificadas como spam. Se a sua loja não dispara e-mails há algum tempo, a malha tende a afinar.

A melhor maneira de divulgar sua campanha é dividindo sua lista de contatos em grupos. Para cada um deles, faça disparos em dias e horários diferentes. As chances deles chegarem na caixa de entrada aumentam assim.

E você, está de olho na frequência de envio dos e-mails de sua loja? É bom ficar atento!

by Denys Beneplacito (CEO & SSM at B 2 B Social Media)

*Gerenciamento de Mídias & Google | Solicite seu orçamento: (19) 3849-2997 | (19) 99894.9388 wts | www.b2bsm.com.br | denys@b2bsm.com.br

 

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