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7 Erros de Marketing Digital no Mercado Imobiliário

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Todos cometem erros, ao começar a fazer marketing digital não é diferente.

No início de minha carreira, eu vivi várias experiências em que cometia erros de marketing digital.

Isto é uma coisa extremamente normal, é caindo que se aprende a andar. O importante é extrair o que ficou de aprendizado em cada empreitada.

Com base nestas experiências, neste artigo pretendo compartilhar com você alguns dos erros mais comuns, cometidos por empresas do mercado imobiliário, ao utilizar ferramentas digitais para aumentar as vendas e oportunidades comerciais.

Se você estiver cometendo alguns dos erros expostos aqui, não se preocupe. Abordaremos também as estratégias para corrigir estes defeitos

Os esforços de marketing digital são similares à construção de uma edificação, inicia-se por uma fundação sólida para apoiar toda estrutura.

#1 Site muito lento

Um erro de marketing digital grave é não se preocupar com a velocidade que o seu site carrega.

Quanto maior for o tempo de carregamento do seu site, maior a probabilidade de você estar deixando dinheiro na mesa.

A velocidade da disseminação das informações vêm deixando as pessoas cada vez mais impacientes.

Ninguém vai esperar muito tempo para ver a página de um imóvel no seu site, independente do quanto esteja interessado em comprar..

Não importa o tanto que você gaste em campanhas para atrair visitantes, você vai perder se seu site for lento demais.

De acordo com a pesquisa realizada pela KISSMETRICS.

  • O tempo de carregamento é o principal fator que leva o usuário a abandonar um site, a curva entre Aumento da rejeição x Tempo de carregamento é:
  • 40% dos entrevistados abandonam um site que demore mais de 3 segundos pra carregar.
  • 47% dos entrevistados esperam que um site carregue em 2 segundos ou menos.
  • 73% dos usuários mobile se depararam com sites muito lentos nos últimos meses.

Seus resultados das campanhas de marketing podem estar sendo severamente afetados pelo tempo que sua página demora a carregar.

O serviço de hospedagem do seu site pode ser um dos fatores que está influenciando, se confirmado este problema, troque-o o mais rápido possível.

Cada segundo é precioso, o tempo de carregamento é importante demais para ser aceito um serviço de baixa qualidade.

Você pode verificar a velocidade da sua página utilizando o Pingdom

Basta digitar a URL na página principal e verificar os resultados.

É ideal que o tempo de carregamento permaneça abaixo de 2 segundos.

#2 Ignorar os usuários mobile

Atualmente, as pessoas usam o celular para muito mais coisas do que somente realizar ligações.

De acordo com o IBGE, desde 2014 o número de usuários da internet via mobile superaram desktop.

O Google oferece melhor posições nas buscas para sites mobile-friendly, segundo sua última pesquisa a falta de responsividade é motivo para que 61% dos usuários abandonem um site.

O site da sua empresa precisa ser otimizado para mobile.

Você pode verificar a responsividade da sua página usando o Mobile-Friendly Test do Google.

Basta digitar a URL do site no campo e clicar em realizar teste.

#3 Não ter perfil em redes sociais

Porque sua empresa não está em nenhuma rede social?

Observo diversas empresas do mercado imobiliário relutar para criar perfil em redes sociais.

As mídias sociais são excelentes formas de ampliar a visibilidade do seu negócio e interagir com seus clientes.

Você não desembolsa nada ao criar o perfil de sua empresa no LinkedIn, Facebook, Twitter ou Instagram.

Segundo pesquisas:

  • Mais de 56% dos adultos online usam mais de uma plataforma de redes sociais. (Pew Research Center, 2016)

Por que não aproveitar destas oportunidades?

#4 Deixar o E-mail Marketing de lado

Se no passado você tentou realizar esforços de e-mail marketing e não conseguiu resultados, é bom reavaliar os métodos utilizados.

O e-mail marketing, quando executado corretamente, é um aliado extremamente eficaz das empresas do mercado imobiliário.

Utilize-o para dizer aos clientes inativos que sua empresa está pronta para novos negócios.

Segundo pesquisas:

  • 92% dos adultos presentes online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente. – Pew Research
  • 72% dos consumidores escolhem email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. – MarketingSherpa
  • 70% dos usuários de email afirmam que sempre abrem emails das suas empresas favoritas. – ExactTarget

Lembre-se de otimizar seus e-mails para os usuários mobile.

  • 80,8% dos usuários de email afirmam abrir seus emails em dispositivos móveis – HubSpot
  • 35% de empresários conferem seu email em um dispositivo móvel – Convince&Convert

Portanto, não ignore o poder do e-mail marketing.

Continue a registrar os e-mails de seus clientes e enviar mensagens periódicas.

Ferramentas de automação de marketing e CRM são grandes aliados nessa jornada, ofertando diversas funções para criar campanhas de e-mails matadoras.

#5 – Não mensurar o Retorno sobre os Investimentos (ROI)

Antes de investir qualquer dinheiro em marketing online, você deve ter bem definido como serão medidos os retornos financeiros sobre os investimentos realizados.

Sem mensurar os resultados das campanhas realizadas, nunca saberemos o que está está tendo sucesso.

É preciso abandonar as estratégias que não trazem retornos e se concentrar no que promove resultados.

Não desperdice os recursos preciosos da sua empresa em campanhas de marketing fracassadas.

Ao iniciar uma campanha, saiba exatamente como medir resultado que você espera.

Alguns dos indicadores que você deve medir são:

  • Acessos a página;

#6 Não utilizar um CRM

Algumas empresas do mercado imobiliário ainda relutam em utilizar um CRM para ampliar os resultados do time de vendas.

Estes ainda resistem dizendo que não precisam da solução e pois conseguem obter os resultados sem realizar tal investimento.

É aquela velha história “Você pode correr uma maratona descalço, mas um tênis ajuda muito!”

Até quando o mercado imobiliário terá espaço para os “Corredores sem tênis”?

São diversas vantagens competitivas decorrentes da utilização de um CRM, o atendimento manual a cada dia fica mais oneroso e obsoleto.

Leia nosso artigo 8 vantagens da Anapro e entenda mais sobre a solução.

#7 Não ter uma estratégia

Para seus esforços de marketing digital terem resultados você precisa de uma estratégia com metas claras.

Essa estratégia deve contemplar os objetivos da empresa ao curto, médio e longo prazo.

O planejamento do time de marketing deve estar alinhado com os demais setores da empresa.

Uma estratégia ruim é melhor que não ter estratégia.

Se você já está investindo em marketing digital, interrompa as operações e trace, no mínimo, quais são os principais objetivos a se atingir.

Conclusão

O marketing digital, sem dúvidas, uma grande tendência para o mercado imobiliário.

Com a execução correta, entrega resultados expressivos diminuindo fronteiras e reduzindo os custos de aquisição de novos clientes.

Com este artigo espero ter ajudado, a sinalizar atitudes que possam estar atrapalhando o desempenho de suas vendas.

Fique a vontade para colocar suas dúvidas e sugestões nos comentários.

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