Rede Social

Qual é a rede social ideal para seu negócio?

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Antes mesmo da pandemia, a internet já fornecia um vasto mundo de possibilidades para empreender. Em 2019, 78% das empresas brasileiras já tinham presença nas redes sociais e 58% faziam vendas pela web, segundo levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). A pesquisa do Cetic, realizada com mais de 7 mil empresas de todo o país, também mostrou que 54% dos empreendimentos tinham site próprio, enquanto o uso do WhatsApp e do Telegram havia saltado de 42%, em 2017, para 54% em 2019.
 
Mas qual ferramenta da internet utilizar? Como cada rede social tem suas características próprias, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou um guia com dicas para auxiliar os pequenos negócios nesse processo.
 
Saiba o que funciona melhor em cada rede social, segundo o Sebrae:
 
Facebook
Todos os meses, 127 dos 210 milhões de brasileiros acessam essa rede social. Portanto, ela é uma vitrine obrigatória para todos os perfis de negócios. O importante, ao criar a página da empresa, é garantir a interação constante com os frequentadores, seja produzindo posts com frequência, seja respondendo a dúvidas ou pedidos.
 
WhatsApp
Ágil, é a ferramenta ideal para comércios de bairro, especialmente restaurantes. Permite divulgar com eficácia e agilidade as promoções da semana, fechar pedidos e até mesmo enviar links de pagamento disponibilizados pela SafraPay.
 
Instagram
É ideal para alcançar engajamento – ou seja, mais do que quantidade de likes, a plataforma valoriza o envolvimento, a interação e o relacionamento com os clientes. Já o LinkedIn é indicado para interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários.
 
 
Twitter
Por seu caráter ágil, com textos curtos e grande interação entre os usuários, é mais adequado para empresas ligadas a temas de tecnologia, ciência e cultura.
 
Pinterest
Permite compartilhar conteúdos relevantes sobre moda, bem-estar, saúde, decoração, cabelo e maquiagem e artesanato.
 
YouTube
Possibilita apresentar produtos e serviços em vídeo, o que dá a oportunidade de demonstrar as características e os diferenciais em detalhes. Para o comércio de eletroeletrônicos, por exemplo, é uma excelente ferramenta porque permite apresentar os diferenciais de um produto específico, na comparação com a concorrência.
 
LinkedIn
É a ferramenta ideal para auxiliar no fortalecimento no networking, no contato com possíveis novos colaboradores, clientes e fornecedores.
 
Em outras palavras, como sugere o Sebrae, “se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas opções”. Por outro lado, “se a sua empresa é da área de TI ou uma startup, o Twitter pode ser uma boa opção; “se você é um produtor de mel, por que não fazer vídeos com receitas com mel como ingrediente e colocar no YouTube?”. Agora, “se a sua empresa atende outras, foque no LinkedIn”.
 
Pagamentos a distância
Depois de instalar a empresa nas redes sociais, chega o momento de receber dos clientes. Para essa etapa, a SafraPay disponibiliza uma ferramenta inovadora de cobrança: o link de pagamento. Com ele, o empreendedor não precisa mais levar a máquina de cartão a todos os seus clientes nem ter um e-commerce: basta gerar o link e enviá-lo pelo celular. O consumidor recebe o link onde estiver, e escolhe a melhor forma de pagamento, incluindo cartão de crédito parcelado.
 
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