5 CUIDADOS AO FAZER CAMPANHA POLÍTICA NAS MÍDIAS SOCIAIS

MARKETING POLÍTICO: 5 CUIDADOS AO FAZER CAMPANHA POLÍTICA NAS MÍDIAS SOCIAIS

Prostituição de mercado: Marketing Digital, Design Gráfico e Desenvolvimento Web
19 de junho de 2020
B2B WhatsApp
ENVIO DE WHATSAPP MARKETING – Possuímos lista de usuários WhatsApp em todo o Brasil.
23 de outubro de 2020
B2B Mkt Politico
Se você é candidato ou está desenvolvendo algum trabalho de marketing para alguém que deseja se eleger, saiba que é preciso ter alguns cuidados ao usar as mídias sociais para fazer campanha política.
 
Além de obedecer a todas as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há algumas boas práticas que precisam ser adotadas para que suas redes não se voltem contra você.

1. MÃO DUPLA

Diferente de televisão, onde o candidato fala e o público apenas assiste e escuta, é preciso ter em mente que nas redes sociais a campanha política deixa de ser um monólogo.

Isso significa que o eleitor passa a ter voz e suas mídias se tornam um canal onde ele espera ser ouvido. Ou seja, é uma via de mão dupla.

Por isso, tanto o candidato quanto a sua equipe precisam estar prontos para responder dúvidas, questionamento e até críticas.

Além disso, é preciso ter total consciência de que qualquer deslize nessa tarefa pode gerar um grande problema na campanha.

Dito isso, se você não tem disponibilidade para manter essa troca com os eleitores, pense bem antes de abrir um canal de comunicação pelas redes sociais para fazer o seu marketing político.

2. NÃO ABORREÇA AS PESSOAS

Se você quer fazer campanha política nas redes sociais, precisa se lembrar de qual é o principio básico dessas plataformas e porque as pessoas as acessam.

Ninguém entra nas redes sociais esperando ver “santinhos” de candidatos, por exemplo. O que as pessoas buscam nas redes sociais é entretenimento.

Então, não faça das redes sociais um depósito de conteúdos do tipo copia e cola do que vai para o horário eleitoral da televisão ou de santinhos e panfletos.

O que você precisa é criar conteúdos que sejam do interesse dos seus eleitores. Use as redes sociais para despertar nas pessoas a curiosidade em conhecer o seu trabalho e suas propostas.

3. ANO BISSEXTO

Já ouviu falar no candidato “ano bissexto”? Esse é aquele político que as pessoas dizem que só dá as caras de 4 em 4 anos e em época de eleições.

Então, não seja esse cara. Lembre-se de estar sempre presente nas suas redes sociais.

Além disso, se aparecer aquele colega de escola ou conhecido da academia pedindo voto e que nunca te deu nem um bom dia pelas redes sociais, também pode pegar muito mal.

Ou seja, não use as redes sociais para tentar forçar uma presença que você não tem. Essa presença precisa ser construída e sim, isso exige tempo e dedicação.

4. APAREÇA

Outra dica que pode fazer uma grande diferença é aparecer.

Muitos candidatos contratam uma equipe para gerir suas campanhas políticas nas redes sociais e deixam tudo na mão de terceiros.

Eles tem lá um banco de fotos profissionais do candidato e criam artes super bacanas para fazer as divulgações, porém o trabalho acaba parando por aí.

Com isso, o potencial das redes sociais de aproximar o candidato dos eleitores acaba perdido.

Então, se você está tentando se eleger, separe um tempo para aparecer nas suas redes e conversar com o seu público.

Apareça nos Stories, faça transmissões ao vivo, mostre os bastidores do seu trabalho etc.

Isso vai criar um relacionamento entre você o seu público. Além disso, ajudará a fazer com que as pessoas criem confiança em você, pois estarão afetivamente acompanhando o seu trabalho.

5. TRABALHE COM ANÚNCIOS

Agora é possível usar as redes sociais para criar anúncios políticos. Utilizar esse recurso fará com que você alcance muito mais pessoas.

Portanto, se você tem uma verba que pode destinar para esse fim, recomendamos que o faça.

🛰 Gerenciamento de Mídias Sociais, WebSite, SEO & Google

🛰 Solicite seu orçamento: (19) 3849-2997 | (19) 99894-9388 WhatsApp | www.b2bsm.com.br | denys@b2bsm.com.br

Deixe um comentário

Orçamento
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Como podemos ajudar?