Marketing Digital

Prostituição de mercado: Marketing Digital, Design Gráfico e Desenvolvimento Web

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Diante de uma imensidão de temas para contagiá-los com meu amor pelo neuromarketing, faço uma breve pausa para alertá-lo (VOCÊ empreendedor, gestor, funcionário ou proprietário de pequenas e médias empresas) de um assunto muito importante, peço desculpas “in advance” pelo termo, mas foi o que mais de adequou diante de repetidos episódios de uma possível, prostituição de mercado no marketing digital, design gráfico e desenvolvimento web.

Há 16 anos na área de marketing e de tecnologia da informação, exercendo nos últimos 6 anos cargos de gerente de marketing, consultora de marketing, proprietária de empresa própria e recentemente, consultora de neuromarketing, tenho sido contatada por um número grande de pessoas que contratou algum tipo de serviço (desenvolvimento de sites, conteúdo de marketing digital para redes sociais, estudos de SEO, campanhas no Google ou no Facebook, criação de logo e identidade visual e até mesmo e-commerce) e não teve resultados satisfatórios e em alguns casos, nem sequer recebeu nenhum material pelo qual contratou e efetuou pagamento.

Para não expor as empresas ou pessoas que entraram em contato, usarei nomes fictícios.

A empresa “restaurante francês” entrou em contato solicitando um orçamento de um site. Informa ter pago R$ 2.000 por um site que simplesmente “desapareceu” do ar após a empresa de hospedagem ter pego um vírus em seu servidor que acabou com os projetos lá armazenados (e cadê as configurações de segurança, firewall, antí-vírus e o backup desse servidor nessas horas?). Mesmo assim o paciente e ingênuo indivíduo deu mais uma chance para a empresa e contratou um segundo site, dessa vez pelo montante de R$ 16.000 e advinha? Até hoje não viu nem sequer a cor do site e está nesse momento na justiça tentando resgatar o prejuízo que teve.

A empresa “produto técnico” entrou em contato pedindo um orçamento de um estudo estratégico de palavras-chave (SEO) para melhorar o seu ranqueamento no Google e uma simulação de orçamento para links patrocinados. O estudo acabará sendo caro para essa empresa em questão, uma vez que pagou da primeira vez para uma empresa desconhecida (pagou caro) e numa análise minuciosa do que foi entregue (pela minha equipe de técnicos especialistas em desenvolvimento web e SEO) descobriu-se que esse site continha apenas duas palavras-chaves que eram “Identificação”e “Segurança”.

A empresa “semi-joias” entrou em contato pedindo um orçamento de um e-commerce e de consultoria de neuromarketing para aumentar suas vendas por meio da loja on-line pois havia desenvolvido um e-commerce no final do ano passado que ao ser finalizado, estava tão mal feito e com uma falta de capricho sem tamanho que preferiu não lançar a loja pois não teve coragem de colocar no ar o site em questão e correr o risco de queimar a sua marca.

A empresa “software odontológico” contratou a Neuronio Web apenas para desenvolver o conteúdo de seu site e realizar o projeto. Preferiu contratar um desenvolvedor web localmente para trabalhar como funcionário de sua empresa, o que até então não seria um problema tendo em vista que vários projetos são apenas escritos pela Neuronio Web e desenvolvidos por empresas terceiras e apenas com nosso acompanhamento. No entanto o desenvolvedor não tinha o conhecimento necessário diante todas as recomendações e exigências demandadas pela Neuronio Web (afinal de contas, para nós não importa se o desenvolvedor tenha mais trabalho, o que importa é que o site seja intuitivo para o usuário final e o mais automatizado possível, nível esse de exigência e qualidade de serviço que nossos fornecedores já estão habituados).

RESULTADO: Após mais de três meses de tentativas frustradas de colocar um site no ar, o cliente optou por desenvolver um site totalmente novo, ou seja, teve um custo três vezes maior do que tivesse desenvolvido da forma correta ou com a empresa capacitada, desde o início.

A empresa “software veicular” entrou em contato pedindo ajuda pois já havia recebido uma “terceira leva” de logo e nomes sugeridos para sua nova marca mas não havia gostado de nenhum, nenhuma marca oferecida pelo designer chegava perto do que o produto queria passar e não importava o quanto o briefing fosse detalhado e refinado, a empresa contratada em questão não tinha mão-de-obra qualificada e de qualidade para atender o cliente no nível esperado.

RESULTADO: Ao contratar a Neuronio Web, o cliente levou mais de uma semana para conseguir decidir qual das três opções de logo recebidas ele finalmente escolheria para sua nova empresa, estava “extasiado” com a qualidade do serviço recebido.

Teria muitos outros exemplos para citar nessa matéria, mas não quero me prolongar e nem tomar o seu tempo e quero focar no que realmente é importante, não contrate uma empresa pelo preço, as empresas só podem se diferenciar e se posicionar de duas formas, preço OU qualidade de serviço, dificilmente conseguirá as duas opções numa só e o que normalmente acontecerá é, o barato sairá caro, sem mencionar o tempo e energia desperdiçados que hoje valem ouro nessa correria em que vivemos.

Neuronio Web teve esse ano, 50% de fidelização dos clientes que a contrataram para fazer serviços pontuais no ano passado. Esses 50% viraram clientes fixos e hoje pagam FI mensal para continuarem recebendo a qualidade de serviço por nós oferecida.

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